A escrita é uma atividade milenar que media o contato do indivíduo com o mundo, se tornando – na história da humanidade, cada vez mais elaborada e sofisticada. À medida que ocorria esse processo de complexificação da escrita, sua importância foi assumindo um espaço cada vez mais central na comunicação humana, deixando pra trás um tempo a tradição de comunicação oral. Assim, a escrita é uma habilidade obrigatória na atualidade, sendo central para que o indivíduo possa ser inserido na sociedade, especialmente pela via do trabalho. A escrita hoje é exigida dentro do mundo profissional como uma ferramenta cujo uso é obrigatório, desde os níveis mais básicos aos mais sofisticados, a depender do contexto onde esteja inserido.
É por meio da escrita que se realiza o primeiro contato do trabalhador com a vida laboral: a elaboração de um currículo a ser enviado para contratantes, a escrita de redação em concursos e processos seletivos, a escrita de trabalhos que se iniciam na escola e seguem presentes até a pós-graduação, tornando-se cada vez mais complexos. A escrita é a principal ferramenta que, em nossa sociedade, utilizamos para lidar com o mundo prático e nos tornarmos economicamente produtivos. Entendendo a escrita como essa ferramenta primordial de trabalho, o presente curso se propõe sugerir usos mais efetivos e fluidos da mesma, independente do contexto profissional em que se exige a escrita. Ela, sendo uma ferramenta completamente flexível e plástica, permite que – uma vez que se entenda os preceitos básicos da atividade, seja mais simples produzir diferentes peças para atuar dentro do campo profissional. Independentemente de como ela seja exigida e também da natureza da escrita exigida dentro do mundo do trabalho, ela segue um mesmo fio – o do texto, e é esse o eixo principal a ser desenvolvido neste curso. O curso de “Aprendendo a escrever profissionalmente” é um curso que toca várias disciplinas, não só trabalhando o aspecto da escrita enquanto algo da disciplina de letras, mas também como uma ferramenta de trabalho, com usos específicos que podem ser aprendidos.
Por isso mesmo, esse curso não irá englobar a literatura, mas uma escrita mais pragmática. Trata-se de um curso para que se aprenda a escrever dentro do contexto profissional. Isso inclui a escrita acadêmica, mas também a escrita de textos menos elaborados dentro desse mesmo espaço, como as redações e outros corpos textuais voltados para o mundo do trabalho. Como supracitado, o eixo principal desse curso é o estudo do texto em si – o que é um texto, como ele funciona, qual a sua estrutura e similares, com o objetivo de ter mais intimidade com ele e poder usá-lo como um instrumento na hora de escrever.
A ideia é simplificar e popularizar esse conhecimento, entendendo também que ele foi historicamente mantido exclusivo para uma pequena parte da sociedade. Sendo assim, o objetivo é também resgatar coletivamente esse poder de transmitir nossas ideias de maneira mais efetiva e competitiva, entendendo o impacto que isso pode trazer para a nossa trajetória profissional e, consequentemente, nossa vida.